Homepage
Direção-Geral das Atividades Económicas
    Comércio com HistóriaEspaço Comerciante
    DGAE - topo

     

     

     

    ENQUADRAMENTO

    Programa Horizonte 2020

    Maior programa de Investigação e Desenvolvimento (I&D) desenvolvido pela UE. Conta com um orçamento de 80 mil milhões de euros para o período de 2014-2020.

    Focaliza-se em 3 Pilares Programáticos:

    Pilar I - Excelência Científica;
    Pilar II - Liderança Industrial;
    Pilar III - Desafios Societais.

    Permite um acesso simplificado a todas as empresas, universidades, institutos de ID e outras organizações, públicas ou privadas, dentro e fora da Europa.

    Para conhecer as oportunidades de financiamento no âmbito do H2020, deverá ser consultado o portal do utilizador da Comissão Europeia "Funding & tender opportunities Single Electronic Data Interchange Area (SEDIA) (que substitui o anterior “Participant Portal”) e selecionar a opção “Find calls for proposals in Horizon 2020” onde está toda a informação sobre o sistema de calls em função dos pilares e dos respetivos tópicos.


    FAST TRACK TO INNOVATION/HORIZONTE 2020

    O Fast Track to Innovation (FTI) é uma medida do Horizonte 2020 totalmente bottom-up, que promove atividades de inovação próximas do mercado, aberta a todos os tipos de participantes, sendo atualmente um elemento central do Conselho Europeu de Inovação (fase piloto).

    O objetivo do FTI é reduzir o tempo desde a ideia até ao mercado e aumentar a participação da indústria e das PME no Horizonte 2020, fomentando abordagens transdisciplinares e intersectoriais.

    Todos os tipos de agentes de inovação podem trabalhar juntos para desenvolver inovações sustentáveis que respondam a necessidades ou áreas da sociedade e, ao mesmo tempo, criar oportunidades de negócios viáveis. Deste modo, os projetos do FTI devem ser orientados para os negócios e demonstrar claramente um potencial realista de implementação rápida e aceitação pelo mercado de inovações.

    A oferta é de uma contribuição máxima da UE de 3 milhões de euros por proposta, com um prazo máximo para a concessão da subvenção de cerca de 6 meses (desde a data da “cut-off” até à assinatura do contrato).

    As propostas de financiamento devem ser apresentadas por consórcios compostos por três ou cinco entidades jurídicas estabelecidas em pelo menos três Estados-Membros da UE ou países associados ao Horizonte 2020.

    No âmbito de cada consórcio, deve haver uma dotação de pelo menos 60% do orçamento para a indústria. Os participantes ou o consórcio devem incluir um mínimo de dois participantes da indústria em um consórcio de três ou quatro parceiros, ou três participantes do setor industrial em um consórcio de cinco parceiros.

    As propostas podem ser submetidas a qualquer momento (2018-2020), através do portal do utilizador da Comissão Europeia.

    Datas limite (cut-off dates)
    2019 - 21 de fevereiro, 23 de maio e 22 de outubro
    2020 - 19 de fevereiro, 9 de junho e 27 de outubro

    Para mais informações sobre esta iniciativa, aceder ao site:
    https://ec.europa.eu/info/funding-tenders/opportunities/portal/screen/opportunities/topic-details/eic-fti-2018-2020

    A nível nacional consultar o Gabinete de Promoção do Programa-Quadro de I&DT (GPPQ) entidade que promove a participação nacional no Horizonte 2020 – Programa-Quadro Comunitário de Investigação & Inovação.
    .

     
    • Comunicar às Empresas
    • Brexit
    • Consultas Públicas
    • Questões e Sugestões
    • Exportar para países extra-UE
    • Simplex
    66