Homepage
Direção-Geral das Atividades Económicas
    Comércio com HistóriaEspaço Comerciante
    DGAE - topo

    Acordo CETA

    O relacionamento económico UE/Canadá rege-se pelo Acordo Económico e Comercial Global (Canada-EU Comprehensive Economic and Trade Agreement – CETA), assinado em outubro de 2016.

    O CETA visa desmantelar barreiras pautais e não-pautais ao comércio e ao investimento. O Acordo, com potenciais benefícios para os exportadores portugueses, já está a ser aplicado provisoriamente desde 21 de setembro de 2017.

    Para mais informações sobre esses potenciais benefícios, ver documentos seguintes:

    > CETA_Benefícios para as empresas portuguesas

    > CETA_Perguntas&respostas

    Para que os bens exportados possam beneficiar de isenção/redução dos direitos aduaneiros aquando da sua entrada no mercado canadiano, é necessário que os exportadores portugueses estejam registados no Sistema de Exportador Registado (sistema REX).

    O exportador registado não necessita de solicitar, junto das autoridades aduaneiras portuguesas, a emissão de um certificado de origem para cada exportação que pretenda efetuar. Após a respetiva atribuição de um número REX, o exportador registado pode utilizá-lo para todas as exportações que efetue no âmbito do CETA, certificando ele próprio a origem do produto.

    Apenas em caso de remessa de bens com um valor inferior a 6 000 euros, pode ser emitida uma simples declaração na fatura pelo respetivo exportador, sem necessidade de registo no Sistema REX.

    Em Portugal, o pedido de obtenção do estatuto de Exportador Registado deve ser efetuado utilizando o formulário disponibilizado para esse efeito no Portal das Finanças (Serviços Aduaneiros): https://pauta.portaldasfinancas.gov.pt/pt/partespauta/partesanexos/Documents/Reg_Ex_2015_2447_Anexo_22_06.pdf

    Depois de preenchido e assinado, o formulário deve ser remetido por via postal para a seguinte morada:

    Autoridade Tributária e Aduaneira
    DSTA - Direção de Serviços de Tributação Aduaneira
    Rua da Alfândega, nº 5 – R/C
    1149-006 Lisboa

    A verificação da validade de um exportador registado pode ser efetuada em: http://ec.europa.eu/taxation_customs/dds2/eos/rex_home.jsp?Lang=en

    • Comunicar às Empresas
    • Brexit
    • Consultas Públicas
    • Questões e Sugestões
    • Exportar para países extra-UE
    • Simplex
    66