Homepage
Siga-nos no LinkedIn
Siga-nos no LinkedIn
Direção-Geral das Atividades Económicas
Comércio com HistóriaEspaço Comerciante
DGAE - topo

Portugal melhora posição na edição de 2020 do índice europeu de inovação

European Innovation Scoreboard

A edição de 2020 do European Innovation Scoreboard, um índice composto publicado anualmente pela Comissão Europeia, foi divulgada dia 23 de junho, com Portugal a integrar, pela primeira vez, o grupo de Fortes Inovadores, com um valor de 105,27 no índice, próximo de países como a Estónia, que atingiu os 107,74, ou a França, que alcançou os 113,74. Nesta edição, o país da União Europeia (UE) com melhor desempenho continua a ser a Suécia, com150,50, enquanto o país que revela um desempenho menos positivo continua a ser a Roménia, com 34,40.

Este índice composto baseia-se em 27 indicadores, tendo Portugal melhores desempenhos naqueles que se relacionam com as atividades de inovação das PME.

Importa também referir que apesar de os indicadores que refletem a capacidade de transferência de conhecimento, como é o caso das patentes ou das publicações científicas em colaboração entre instituições públicas e privadas, estarem ainda aquém do que seria desejável e, sobretudo, abaixo da média da UE, os dados parecem evidenciar uma evolução positiva relativamente a 2012. De certa forma, quer as atividades de inovação das PME quer a capacidade de transferência de conhecimento podem ser vistas como dimensões de output, ou seja, de resultados do investimento (inputs) no sistema de inovação, o que justifica o resultado global agora alcançado por Portugal, que passou de Inovador Moderado a Forte Inovador.

A implementação do Portugal Digital, enquanto plano de ação desenhado para ser o motor de transformação do país, poderá contribuir para melhorar ainda mais a posição do país neste índice nos próximos anos, esperando-se uma melhoria do seu desempenho em indicadores que refletem os impactos (outcomes) do investimento nos sistemas de inovação.

Vale a pena ainda lembrar que, com a saída do Reino Unido, a média da UE sofreu uma redução, pelo que os dados devem ser analisados tendo sempre presente esta alteração.

Para maior detalhe sobre os dados agora publicados, a Comissão Europeia disponibiliza uma ferramenta de visualização interativa que pode ser acedida aqui.

  • PRR
  • Comunicar às Empresas
  • Financiamento
  • Estatuto de Bloqueio
  • Dashboard e outras Estatísticas
  • Rótulo Ecológico
  • Questões e Sugestões
  • TALKS 30 anos do mercado único europeu