Homepage
Siga-nos no LinkedIn
Siga-nos no LinkedIn
Direção-Geral das Atividades Económicas
Comércio com HistóriaEspaço Comerciante
DGAE - topo

Porto já tem 74 lojas históricas reconhecidas

Porto já tem 74 lojas históricas reconhecidas

A Direção-Geral das Atividades Económicas esteve presente na cerimónia de entrega das primeiras 74 placas identificativas do programa Porto de Tradição, que distinguem as lojas históricas da cidade. A sessão decorreu, em 28 de janeiro, nos Paços do Concelho, tendo as placas sido entregues pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira e pelo Vereador, Ricardo Valente, aos operadores económicos.

O objetivo desta iniciativa municipal é proteger e salvaguardar as entidades de interesse histórico que, pela sua atividade e património material ou imaterial, constituam uma relevante referência cultural ou social para a cidade.

Nesse sentido, estão previstas medidas de proteção como a isenção de taxas de publicidade e ocupação do domínio público, ações de formação e consultoria, criação de mecanismos de visibilidade abarcando diferentes plataformas de comunicação, conceção de roteiros culturais temáticos, para além dos benefícios fiscais como a isenção total do IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) e incentivos fiscais às obras que se venham a realizar no imóvel onde se localizam estabelecimentos ou entidades reconhecidos, alguns dos quais já constantes do decreto- lei.

Da lista de entidades e estabelecimentos já reconhecidos, constam espaços de vários ramos de atividade como a Livraria Lello, o Café Majestic, Machado Joalheiro, a Confeitaria do Bolhão, a Barbearia Tinoco ou a Escovaria de Belomonte.

Ainda no primeiro trimestre de 2019, todas estas entidades integrarão, igualmente, o Inventário Nacional Comércio com História, promovido pela Direção-Geral das Atividades Económicas, no âmbito da área governativa do Ministro Adjunto e da Economia.

  • PRR
  • Comunicar às Empresas
  • Financiamento
  • Estatuto de Bloqueio
  • Dashboard e outras Estatísticas
  • Rótulo Ecológico
  • Questões e Sugestões
  • TALKS 30 anos do mercado único europeu