Homepage
Siga-nos no LinkedIn
Siga-nos no LinkedIn
Direção-Geral das Atividades Económicas
Comércio com HistóriaEspaço Comerciante
DGAE - topo

Market Access Day, 14 de maio, Porto

Market Access Day

Realizou-se, no passado dia 14 de maio, na cidade do Porto, o Dia do Acesso ao Mercado (em inglês, Market Access Day), sobre o tema “Exportar sem barreiras é preciso”. Tratou-se de uma iniciativa conjunta da Direção-Geral das Atividades Económicas (DGAE) e da Comissão Europeia, que tem vindo a promover estes eventos nos vários Estados-Membros da União Europeia e que contou com a presença do Secretário de Estado da Defesa do Consumidor.
 
Os Dias de Acesso ao Mercado têm como objetivo esclarecer os operadores económicos sobre o trabalho realizado pela Comissão Europeia, em colaboração com os Estados-Membros e as Empresas, em prol da eliminação de barreiras no acesso a mercados de países de fora do espaço da União Europeia.
 
Neste evento em Portugal, representantes dos setores do Calçado (APPICAPS), dos Vinhos (ACIBEV) e do Papel (Navigator) – tradicionais na estrutura de exportação de Portugal para países terceiros – refletiram sobre o papel de relevo da política comercial comum da União Europeia, em particular do Acordos de Comércio Livre, para a sua internacionalização.
 
Teve ainda lugar um debate sobre barreiras ao comércio em países relevantes para as exportações nacionais, como a Argélia, o Brasil e a China, tendo como pano de fundo a evolução mais recente da relação económica entre os Estados-Unidos da América e a China. Neste debate, que contou com a moderação da Diretora-Geral da Direção-Geral das Atividades Económicas, participaram representantes da Comissão Europeia, da AICEP e da CIP.

  • PRR
  • Comunicar às Empresas
  • Financiamento
  • Estatuto de Bloqueio
  • Dashboard e outras Estatísticas
  • Rótulo Ecológico
  • Questões e Sugestões