Homepage
Siga-nos no LinkedIn
Siga-nos no LinkedIn
Direção-Geral das Atividades Económicas
Comércio com HistóriaEspaço Comerciante
DGAE - topo

EMBAIXADORA DA NOVA ZELÂNDIA ACREDITADA EM PORTUGAL, JANE COOMBS, VISITA A DGAE

Embaixadora ZN

No dia 12 de novembro, a Diretora-Geral das Atividades Económicas, Fernanda Ferreira Dias, recebeu a Embaixadora da Nova Zelândia, acreditada em Portugal, Jane Coombs, para uma reunião em que foram discutidas as relações bilaterais e a situação económica dos dois países. Jane Coombs, que veio acompanhada por Thomas Konterski, Assessor Político, é Embaixadora residente em Paris e acreditada em Portugal, Mónaco, Costa do Marfim, Senegal, bem como representante permanente da Nova Zelândia junto da OCDE.

Durante a reunião, a Diretora-Geral da DGAE apresentou as principais prioridades económicas do Governo Português - nomeadamente a transição digital, as energias renováveis e as alterações climáticas - e, bem assim, elencou algumas áreas chave da economia, como os setores do turismo, aeronáutico, dos moldes, têxtil e calçado. A Embaixadora da Nova Zelândia aludiu a políticas em curso no seu país, nacionais e internacionais, e à proximidade que existe entre as duas economias, ambas fortes defensoras do multilateralismo assente em regras e dos benefícios da liberalização do comércio.

Neste sentido, foi consensual a necessidade de Portugal e Nova Zelândia aprofundarem os laços comerciais e o investimento de parte a parte, criando mais oportunidades para os agentes económicos, nomeadamente através de iniciativas de promoção comercial em ambos sentidos.

Bilateralmente, a Diretora-Geral da DGAE e a Embaixadora neozelandesa acordaram na necessidade de Portugal e a Nova Zelândia manterem encontros regulares a nível técnico e governamental, tendo sido mencionada a possibilidade de realização de um encontro entre os Ministros responsáveis pela área económica dos dois países, à margem da próxima reunião do Conselho da OCDE a nível Ministerial (Paris, maio de 2020).

  • PRR
  • Comunicar às Empresas
  • Financiamento
  • Estatuto de Bloqueio
  • Dashboard e outras Estatísticas
  • Rótulo Ecológico
  • Questões e Sugestões