Homepage
Siga-nos no LinkedIn
Siga-nos no LinkedIn
Direção-Geral das Atividades Económicas
Comércio com HistóriaEspaço Comerciante
DGAE - topo

Cimeira Luso Marroquina

Cimeira Luso Marroquina


Realizou-se em Rabat, nos dias 4 e 5 de dezembro, a XIII Cimeira Luso-Marroquina, presidida pelos Senhores Primeiros-Ministros dos dois países.

Previamente à Cimeira, teve lugar uma reunião de Altos Funcionários (dias 3 e 4), que serviu para fechar os textos dos instrumentos bilaterais e da Declaração Conjunta.
No que respeita às áreas tuteladas pelo Ministério da Economia, foram assinados os seguintes instrumentos: Memorando de Entendimento nos domínios da Geologia e Minas; Memorando de Entendimento no domínio das Energias Renováveis; Memorando de Entendimento entre a Agência de Eficiência Energética de Marrocos e a Agência de Energia de Portugal; Programa de Aplicação no domínio do Turismo.

À margem da Cimeira, realizaram-se diversas reuniões setoriais, tendo o Senhor Ministro da Economia reunido com os Senhores Ministros da Energia, das Minas e do Desenvolvimento Sustentável e da Indústria, Investimento, Comércio e Economia Digital de Marrocos.

Na reunião com o Senhor Ministro da Energia, foi salientado o empenho mútuo na concretização da interconexão elétrica Portugal-Marrocos, devendo iniciar-se, a breve trecho, a fase de preparação do lançamento do concurso público para a sua construção.
Foi também discutido o tema da segurança no aprovisionamento de gás, tendo sido destacada a existência do gasoduto GNL (Gás Natural Liquefeito) Portugal-Espanha-Marrocos-Argélia, cuja renegociação ocorrerá em 2021, bem como a existência de uma ligação entre Sines e a Ilha da Madeira para a distribuição de gás (criação de um pipeline virtual que funciona com pequenos navios que transportam gás), solução que Marrocos poderá replicar, atendendo ao seu desígnio de se tornar um hub de distribuição de energia para outros países africanos.

Foram mencionados, como eventos futuros, onde ambos países se encontrarão ao nível político, a “Feira Photovoltaica”, a realizar em Marrocos, em fevereiro de 2018, onde, ao que tudo indica, haverá uma participação nacional, e a União para o Mediterrâneo - Energia, que contará com várias empresas de todo o Mediterrâneo, estando a mesma prevista para o primeiro semestre de 2018.

Na reunião com o Senhor Ministro da Indústria, o interlocutor marroquino manifestou-se impressionado com o trabalho de excelência desenvolvido em Portugal, não só a nível empresarial como na área de I&D. O Senhor Ministro da Economia destacou que as empresas portuguesas podem ser muito úteis em setores industriais de Marrocos que requeiram conhecimentos de engenharia. Acrescentou que a região norte de Portugal tem trabalhado muito com a Galiza (cluster automóvel) e que, com Marrocos, os setores têxtil e automóvel são os que apresentam maior potencial, neste momento. Foi salientado o projeto de instalação do CITEVE em Marrocos (com uma estrutura semelhante à que possui em Portugal), o qual será muito importante para o reforço da competitividade da indústria marroquina.

Foi igualmente mencionado o Observatório de Investimentos Portugal-Marrocos, enquanto instrumento muito útil de acompanhamento dos projetos de investimento em curso (ou em fase de análise) nos dois sentidos, criando ao mesmo tempo as condições para a realização de negócios e resolução de pequenos problemas que possam surgir. Ficou apalavrada a realização da 1.ª reunião a nível ministerial do Observatório, em Lisboa, no dia 6 ou 20 de fevereiro de 2018.

O Senhor Ministro da Economia esteve também presente na Sessão de Abertura do Fórum Económico Marrocos-Portugal, tendo testemunhado, juntamente com o Senhor Ministro da Indústria de Marrocos, a assinatura de diversos Protocolos de cooperação entre Associações do Setor Automóvel e Têxtil, e num outro evento envolvendo a empresa Águas de Portugal.

 

  • PRR
  • Comunicar às Empresas
  • Financiamento
  • Estatuto de Bloqueio
  • Dashboard e outras Estatísticas
  • Rótulo Ecológico
  • Questões e Sugestões
  • TALKS 30 anos do mercado único europeu