Homepage
Siga-nos no LinkedIn
Siga-nos no LinkedIn
Direção-Geral das Atividades Económicas
Comércio com HistóriaEspaço Comerciante
DGAE - topo

Acordo de Parceria Económica entre a UE e o Japão assinado a 17 de julho

Acordo de Parceria Económica

No âmbito da 25.ª Cimeira UE-Japão, que decorreu a 17 de julho em Tóquio, foi assinado o Acordo de Parceria Económica (EPA, do inglês Economic Partnership Agreement) e o Acordo de Parceria Estratégica entre a UE e o Japão. O EPA UE-Japão é um dos mais ambiciosos e abrangentes acordos de comércio livre celebrado quer pela UE quer pelo Japão. Criará um espaço económico composto de 600 milhões de pessoas e correspondente a cerca de 30% do PIB mundial. Proporcionará mais e melhores oportunidades de comércio e investimento para os operadores económicos de ambas as partes.

Quando totalmente implementado, após um período de transição até 15 anos, 99% das exportações europeias com destino ao Japão estarão liberalizadas, sendo as restantes (1%, relativas a produtos agrícolas) parcialmente liberalizadas através de contingentes e reduções pautais.

Para além disso, o acordo protege os direitos de propriedade intelectual da UE nos mercados japoneses (incluindo 205 indicações geográficas europeias), abre o mercado de serviços e aumenta significativamente o acesso das empresas da UE aos contratos públicos do Japão. Baseia-se nos mais altos padrões de trabalho, segurança, meio ambiente e proteção ao consumidor, sendo também o primeiro acordo comercial da UE a incluir um compromisso específico com o acordo climático de Paris.

As negociações deste EPA foram concluídas em dezembro de 2017, sendo que o objetivo da UE e do Japão é conseguir que entre em vigor já no início de 2019. Para que tal aconteça, o texto do EPA terá que ser aprovado pelo Parlamento Europeu e pelo governo japonês até dezembro do corrente ano.

 

  • PRR
  • Comunicar às Empresas
  • Financiamento
  • Estatuto de Bloqueio
  • Dashboard e outras Estatísticas
  • Rótulo Ecológico
  • Questões e Sugestões