Homepage
Siga-nos no LinkedIn
Siga-nos no LinkedIn
Direção-Geral das Atividades Económicas
Comércio com HistóriaEspaço Comerciante
DGAE - topo

Projeto Importante de Interesse Europeu Comum de Hidrogénio – Manifestação de interesse até 17 de julho 2020

A Estratégia Nacional para o Hidrogénio foi aprovada em Conselho de Ministros, no dia 21 de maio 2020, encontrando-se aberta uma consulta pública à sociedade, até 6 de julho. Além da  consulta pública, serão ainda auscultados os principais agentes do setor, com o objetivo de assegurar a estabilidade do setor energético, promovendo a introdução gradual do hidrogénio enquanto pilar sustentável e integrado numa estratégia mais abrangente de transição para uma economia descarbonizada.

Um dos exemplos desta aposta numa nova fileira industrial dedicada ao hidrogénio é o projeto de Sines, que constitui uma importante oportunidade estratégica para o País. O objetivo é implementar um projeto âncora de grandes dimensões, à escala industrial, de produção de hidrogénio verde, com capacidade de integrar, em simultâneo, as dimensões da produção à escala industrial, do processamento, armazenamento e transporte, e do consumo interno e externo, por via da exportação, alicerçada em parcerias estratégicas, quer nacionais, quer a nível europeu.

O Governo considera que o projeto de hidrogénio verde poderá envolver uma cadeia de fornecedores e prestadores de serviços e de investigação e desenvolvimento, pelo que apresenta potencial para constituir ou integrar um Projeto Importante de Interesse Europeu Comum (IPCEI). Assim, através do Despacho n.º 6403-A/2020, 17 de junho, foi aberto um período para manifestação de interesse para participação no futuro IPCEI Hidrogénio, destinado às entidades interessadas em integrar a cadeia de valor dali resultante.

Esta chamada visa projetos, entre outros, para a “produção e consumo de hidrogénio verde com especial foco no caráter inovador, quer para satisfazer as necessidades de consumo nacional (primeira prioridade) quer para exportação (assim que estiverem reunidas as condições necessárias), possibilidade de descentralização da produção e consumo, beneficiando da liquidez no mercado do hidrogénio nacional criada em grande medida pelo projeto de Sines e tirando partido das infraestruturas de gás existentes e/ou constituir um importante valor acrescentado em termos de I&D&I (Investigação, Desenvolvimento e Inovação), levando a melhorias de desempenho e redução de custos de produção”.

Toda a informação, bem como o acesso à “Call ficha resumo”, a qual terá que ser preenchida para efeitos de apresentação de manifestação de interesse, encontra-se disponível em portugalenergia.

O período de encerramento da manifestação de interesse é 17 de julho 2020.

18-06-2020

  • PRR
  • Comunicar às Empresas
  • Financiamento
  • Estatuto de Bloqueio
  • Dashboard e outras Estatísticas
  • Rótulo Ecológico
  • Questões e Sugestões
  • TALKS 30 anos do mercado único europeu