Homepage
Siga-nos no LinkedIn
Siga-nos no LinkedIn
Direção-Geral das Atividades Económicas
Comércio com HistóriaEspaço Comerciante
DGAE - topo

Plataforma Europeia de Colaboração em Clusters lança portal para apoiar iniciativas dos Clusters industriais no combate à pandemia

A Plataforma Europeia de Colaboração em Clusters (ECCP) disponibilizou uma página web que funciona como balcão único de informação credível sobre ações e decisões da Comissão Europeia e dos Estados-Membros com impacto no funcionamento do Mercado Interno, bem como fórum de discussão para partilha de experiências, soluções, pedidos e dúvidas dos Clusters industrias da Europa. Há já ofertas para produção de equipamento, estando a Comissão Europeia a identificar a melhor correspondência com as necessidades existentes.

Esta página, que está disponível em THE COVID-19 INDUSTRIAL CLUSTERS RESPONSE PORTAL, ficou disponível no dia 26 de março, tendo por objetivo apoiar os Clusters industriais na sua resposta aos desafios colocados pelas atuais circunstâncias decorrentes da pandemia de COVID-19.

Com a disponibilização desta página, pretende-se agilizar a interação na comunidade de Clusters industriais, no sentido de maximizar a sua capacidade de resposta no combate à pandemia. Os Clusters industriais encontram nesta página, por um lado, aquilo que pode ser considerado um balcão único de informação credível sobre ações e decisões da Comissão Europeia e dos Estados-Membros com impacto no funcionamento do Mercado Interno e, por outro, um fórum de discussão aberta entre os atores, para partilha de experiências, soluções, pedidos e dúvidas.

A dimensão da crise económica, os problemas de liquidez e as ruturas nas cadeias de abastecimento resultam numa responsabilidade acrescida dos Clusters industriais, que têm de garantir capacidade para desenvolver novas respostas, e numa pressão sobre algumas atividades, que podem vir a ser objeto de reorganização e ajustamentos, nomeadamente em termos geográficos, no contexto dos ecossistemas industriais europeus.

De acordo com informação veiculada pelo Grupo de Peritos da Comissão Europeia para os Clusters, foram feitas cerca de 1 100 ofertas de empresas para produção de equipamento médico, através da rede de Clusters industriais, com o apoio da Aliança Europeia de Clusters, dirigidas à Comissão Europeia, que está agora a desenvolver todos os esforços para identificar correspondências com as necessidades de equipamento médico para dar resposta à pandemia de COVID-19.

27-03-2020

  • PRR
  • Comunicar às Empresas
  • Financiamento
  • Estatuto de Bloqueio
  • Dashboard e outras Estatísticas
  • Rótulo Ecológico
  • Questões e Sugestões
  • TALKS 30 anos do mercado único europeu